domingo, 5 de dezembro de 2010

Profetiza para estes ossos

Ezequiel 37:4-5 Ele disse: —Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do SENHOR. Diga que eu, o SENHOR Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. (NTLH)

Proposição: Mostrar que é preciso abrir a boca e profetizar a vida sobre o que esta morto.

No ano de 598 a.C. o rei da Babilônia, Nabucodonosor cercou a cidade de Jerusalém e levou como prisioneiro o rei Joaquim e os cidadãos importantes da cidade. Entre eles estava o sacerdote Ezequiel, que na Babilônia cinco anos depois Deus o chamou para ser profeta.

- Ele me levou, e me deixou no meio de um vale, que estava cheio de ossos. (Ez 37:1)

Há momentos em nossa vida que passamos por situações que podem se assemelhar a de Ezequiel. Estamos presos, em uma terra estranha, cercado pelo inimigo e sozinhos. Parece que tudo a nossa volta esta morto a muito tempo e não tem mais jeito.

- E me fez andar ao redor deles, eram muitos na superfície do vale, e estavam sequíssimos (Ez 37:2)

Ezequiel andou por aquele vale, conviveu com a morte, sentiu os odores e provavelmente se perguntou: - O que estou fazendo aqui? Não há mais nada o que fazer neste lugar, não há esperança. Jó 14:7-9 “Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova.” (NTLH)

Ezequiel não sabia que Deus o estava desafiando a mudar aquela situação, pelo poder da palavra. E então Ele diz a Ezequiel: - PROFETIZA PARA ESTES OSSOS.

Saiba que Deus não te esqueceu no vale de ossos secos.

Isaías 49:14-15 “ Mas o povo de Sião diz: “O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu.” O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.” (NTLH)

Deus esta mandando que você hoje profetize: para o seu filho, para seu marido, para a enfermidade, para seus sonhos, para o problema no emprego, para sua vida sentimental, para o medo, para o desamino e para a falta de fé.

Salmos 84:5-6 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.

Salmos 18:16-19 “ Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu. Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.”

Salmos 40:2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Não podemos ser como o rei Saul que não soube esperar pelo profeta Samuel, e por isso Deus riscou o seu nome.

Salmos 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Devemos ser como o rei Josafá que mesmo quanto estava cercado por exércitos inimigos, confiou e esperou no Senhor e por isso alcançou a vitória. (2Cr 20)

Jeremias 17:7-8 “ Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”

Isaías 40:31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Salmos 37:7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.

Mesmo que tudo a sua volta, possa estar morto e sem vida, pela palavra do Senhor tudo ira reviver.

Salmos 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

Salmos 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Isaías 43:2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti

Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Mas Lembre-se de Elias, que mesmo tendo ouvido do próprio Deus a promessa de chuva e tendo profetizado isso a Acabe quando disse: - sobe vai comer e beber rápido porque já se ouve o barulho da chuva e muita chuva.

Mesmo assim Elias não ficou parado esperando a chuva cair, ele foi orar colocando-se prostrado com o rosto entre os joelhos ele orou com muita fé e mandou seu servo olhar por sete vezes se a chuva já esta vindo. Ele não sairia dali até que a promessa de chuva se cumprisse e mesmo que para isso ele tivesse que mandar o seu servo olhar outras 490 vezes, porem na sétima vez o moço disse: - vejo uma pequena nuvem. Depois de três anos aquele era o sinal, então Elias saiu correndo, pois vinha muita chuva.

Por isso meu irmão PROFETIZA, ORA e jamais perca a sua FÉ.

Habacuque 2:1 Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa.

Nenhum comentário: