domingo, 12 de junho de 2011

Jesus te liberta do medo constante - 12/06 e 19/06

Gênesis 3:10 O homem respondeu: —Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi. (NTLH)

O sentimento de medo faz parte da nossa natureza, o medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera os hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) os quais preparam o indivíduo para lutar ou fugir, o coração fica acelerado e todos os nossos instintos ficam mais aguçados, isso tudo provoca um alto desgaste para o nosso corpo e a mente.
Todavia quando o medo se torna constante, ele passa a ser um problema, nosso corpo e mente não estão preparados para viver o tempo todo com altas doses de adrenalina e cortisol, isso torna a pessoa estressada, ansiosa, angustiada e deprimida, podendo até mesmo levar a morte.
Por isso quero hoje analisar quando pela primeira vez o homem sentiu medo, um erro comum é interpretar que Adão teve medo de Deus simplesmente porque estava nu, segundo Gn 2:25 “Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.” eles sempre estiveram nus e não tinham medo de Deus, o que houve de diferente no dia em que Adão sentiu medo de Deus, foi o pecado que ele e Eva praticaram, a desobediência a Deus.
Ao pecar Adão perdeu a intimidade que tinha com Deus, e por isso se sentiu nu.
A intimidade com Deus nos traz proteção, é como uma roupa celestial que permite estar na presença de Deus, é como uma armadura que protege dos ataques do inimigo.
Sentimos medo quando estamos afastados de Deus, quando deixamos de crer na sua palavra, ou duvidamos do seu amor e do seu cuidado para conosco.
Jesus veio morrer em nosso lugar, para pagar a divida do pecado, desta forma Ele também abriu o caminho para termos novamente a intimidade com Deus e assim acabar com todo o medo.
Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Gálatas 4:4-7 “ Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.” Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (NTLH)

v Por isso aquele que é nascido de novo, não pode viver sobre a opressão do medo, ou da ansiedade, ou da angustia, pois o amor de Deus anula todo o medo.
1 João 4:18 No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. (NTLH)
Filipenses 4:6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Lucas 12:32 Jesus continuou: —Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês.
Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”

v A nossa força vem de Cristo, Ele nos transforma em vencedores, e nos reveste com a armadura celestial e nos capacita para a guerra.
Jeremias 17:7-8Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas.” (NTLH)
Apocalipse 3:5 O vencedor será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Isaías 35:4 Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos. ”
Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

Continuação: segundo domingo

v O pecado afasta o homem de Deus, e por isso nasceu o medo.
Gênesis 3:10 O homem respondeu: —Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi. (NTLH)

v Quando aceitamos a Cristo, Ele nos leva novamente para perto de Deus, e por isso o medo morre, isso é o medo não pode existir quando estamos ligados em Deus.
2 Timóteo 1:7 Pois o Espírito que Deus nos deu, não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.(NTLH)
2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (RC)
Romanos 8:15 Porque o Espírito que vocês receberam de Deus, não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” (NTLH)
1 João 4:15-18 Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus. E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo.” (NTLH) ---- o medo produz tormento (RA)
v O medo produz tormento:

a) O povo no de israel quando no deserto não confiou em Deus para lhes dar a terra prometida.
Deuteronômio 1:26-28 “Mas vocês desobedeceram à ordem do SENHOR e não quiseram tomar posse da terra. Em vez disso, ficaram nas suas barracas, queixando-se e dizendo: “O SENHOR está com ódio de nós; ele nos trouxe do Egito para sermos derrotados e mortos pelos amorreus. Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá!”” (NTLH)
Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

b) Saul quando não destruiu os amalequitas e Deus o rejeitou e lhe tirou o reinado.
1 Samuel 15:23-24 “A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele. —Eu pequei! —respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam.” (NTLH)

c) O empregado medroso, que enterrou o dinheiro do seu patrão, porque teve medo de perder, foi lhe tirado tudo.
Lucas 19:20-22 “Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei...... Lucas 19:24 E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez.

v Jesus liberta de todo tipo de medo.

1- Do medo da morte
Quando um espirito de morte rondava a casa de Jairo Jesus disse a ele:
Lucas 8:50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.
Salmos 68:20 Deus é para nós um Deus de libertação; a Jeová, o Senhor, pertence o livramento da morte.
Hebreus 2:14-15 Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.
2 Coríntios 1:10 Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar.

2- Do medo do inimigo.
Isaías 41:10-13 “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados; todos os que lutam contra vocês serão destruídos e morrerão. Se vocês procurarem os seus inimigos, não os acharão, pois todos eles terão desaparecido. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.” (NTLH)
Salmos 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

3- Do medo das doenças
Éxodo 15:26 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.
Salmos 30:2 SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste.
Salmos 103:3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
Salmos 107:20 Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.

4- Do medo de andar pelas ruas, ou ser atacado por ladrões.
Provérbios 29:25 Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro.
Salmos 56:4 Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?
Isaías 51:12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?
Hebreus 13:6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?
Salmos 3:6 Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.

5- Do medo do dia de amanhã.
Jó 3:24-26 “Em vez de comer, eu choro, e os meus gemidos se derramam como água. Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu. Não tenho paz, nem descanso, nem sossego; só tenho agitação.” (NTLH)
Mateus 6:34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal
1 Pedro 5:7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.(NTLH)
1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

6- Do medo das más noticias.
Salmos 112:7- 8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo
1 Pedro 1:13Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo

7- Do medo da escuridão.
Salmos 91:5 - 6 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
Salmos 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 18:28 Tu, ó SENHOR, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão.
Salmos 56:3 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.
Salmos 4:8 Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

8- Do medo de palavras de maldição e feitiçarias.
Números 23:23 A feitiçaria e a adivinhação não valem nada contra o povo de Israel. Agora todos dirão a respeito desse povo: ‘Vejam só o que Deus tem feito!’
Isaías 44:24-25 Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra; que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras
Lucas 10:19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

9- Do medo de passar por necessidades.
Mateus 6:25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Jó 5:22 Da assolação e da fome te rirás e das feras da terra não terás medo.

v Para ser liberto do medo você precisa se aproximar de Deus, e é através da oração que nos achegamos a Deus. Se você sente ainda algum tipo de medo, e isso te atormenta te privando de aproveitar a nova vida em Cristo, então você precisa orar, e pedir a Deus que te liberte deste medo, acabando de uma vez com toda a ansiedade, angustia e até a depressão.
Salmos 56:9 No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
Salmos 34:4 Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.


Áudio 1ª parte - 12/06

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Áudio 2ª parte - 19/06

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: