domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA - PESSACH


Êxodo 12:1-12 “ Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:  Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.  Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.  Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.  O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;  e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.  Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;  naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.  Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.  Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.  Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.  Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.”

- A palavra “PESSACH” em hebraico significa “PASSAGEM” conforme esta no verso 11 o Senhor chamou de Páscoa a noite em que Ele passou pelo Egito fazendo justiça, e ao amanhecer do dia seguinte o povo saiu do Egito, libertos da escravidão, e pela poderosa mão do Senhor o povo saiu rumo a terra prometida.

- Para o judeu aquele dia ficou marcado não só como o dia da sua libertação, mas também como o dia em que por causa da marca de sangue nas portas de suas casas, a morte não os alcançou.

- Para nós Cristãos não judeus a Pascoa também esta ligada a “MORTE E VIDA”, porem no nosso caso existe a necessidade um novo ingrediente, a RESSUREIÇÃO, uma vez que estávamos mortos espiritualmente para Deus.

Efésios 2:1  Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.

- Mas Deus nos amou com amor muito grande.

Romanos 5:8  Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.

Efésios 2:5  que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.

- Deus preparou a nossa Pascoa.

1 Coríntios 5:7  Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.

Salmos 68:20  O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte.

- Jesus Cristo é o nosso Cordeiro da Pascoa.

João 1:29  No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

1 Pedro 1:18-19 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

- Assim como Ele ressuscitou, e esta vivo diante de Deus, nós também somos ressurretos quando colocamos o sangue de Cristo na porta do nosso coração.

Romanos 8:11  Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

Romanos 4:25  o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

Romanos 6:8  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,

Apocalipse 5:7-9  Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: