domingo, 30 de dezembro de 2012

ABENÇOADO

Gênesis 26:26-33 “ De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.  Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?  Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.  Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.  Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.  Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.  Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.  Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.”

Ao terminar este ano posso ver que algumas pessoas estão tristes, pois não conseguiram receber a benção que esperavam porem hoje Deus quer revelar que existe uma diferença grande diferença entre receber uma benção e ser ABENÇOADO.

Isaque não buscou apenas uma benção, pois ele sabia que teria que passar por varias dificuldades, e uma benção resolveria apenas uma das dificuldades, por isso ele buscou ser ABENÇOADO.

Veja que mesmo sendo ABENÇOADO Isaque passou por varias dificuldades:
- saiu de suas terras Beer-Laai-Roi por causa da seca. (v.1)
- foi morar em Gerar, terras do inimigo, por ordem de Deus, ali morou por muito tempo, e foi abençoado, colhendo 100 vezes mais do que semeou, prosperou e ficou riquíssimo. (v.12-13)
- em Gerar os filisteus por inveja entupiram os poços abertos por Abraão seu pai. (v.15)
- Abi meleque manda Isaque embora daquele lugar. (v.16)
- Isaque vai para o vale de Gerar, e ali pela segunda vez os pastores entopem outros poços reabertos por Isaque. (v.18)
- Isaque manda cavar um poço novo, onde deu agua, mas os pastores de Gerar contendem pela água. (nome do poço Eseque – contenda v.20)
- Isaque manda cavar um segundo poço, que também deu água e mais uma vez ouve contenda. (nome do poço Stina – inimizade v.21)
- partiu dali e mandou cavar um terceiro poço, que também deu água e neste lugar o deixaram em paz. (nome do poço Reobote – lugar amplo v.22)
- Isaque vai para um lugar mais acima e após Deus confirmar mais uma vez que Isaque era ABENÇOADO, Isaque manda erguer um altar para Deus, armar a sua tenda e começam a cavar um quarto poço.
Romanos 8:37  Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.
Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

- Para surpresa de Isaque, ele recebe a visita do rei dos filisteus, Abi meleque, seu amigo Ausate e Ficol  comandante do exercito filisteu, Isaque estranhou a visita, uma vez que eles o expulsaram do meio deles. (v.27)
- Porem eles queriam fazer uma aliança de paz com Isaque, uma vez que viram claramente que o Senhor era com ele. (v.28)

Você também pode ver tudo o que Deus tem feito na sua vida, ou só consegue enxergar os problemas.
Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
Efésios 1:18  Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo.

- No verso 29 eles reconhecem Isaque como: - “O abençoado do Senhor”.
- Sem nenhum rancor Isaque lhes oferece um banquete. (v.30)
- Pela manhã os servos de Isaque informam que o novo poço deu água. (v.32)
- Chamou Isaque aquele poço de Seba (Juramento) por este motivo, aquele cidade se chama até os dias de hoje Beer-Seba (poço do juramento). (v.33).
2 Coríntios 4:15  Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus.

Conclusão:
Ao terminar este ano posso recordar que enfrentei varias luvas, mas muito maiores foram as vitórias dadas pela mão do meu Deus.
Salmos 112:7-8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.  O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo.
Salmos 27:3  Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança

Por isso não posso esmorecer diante das dificuldades, ainda que o inimigo venha entulhar os meus poços, eu sempre vou confiar e esperar em meu Deus.
Jeremias 17:7-8Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.  Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”
Provérbios 24:10Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”
Provérbios 3:25  Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier.
Salmos 42:5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Deus vai cumprir todas as suas promessas.
Habacuque 2:3  Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.
Salmos 27:13-14  Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Tenho que continuar trabalhando e reabrindo os poços, pois é certo que sempre encontrarei água, pois sou ABENÇOADO.
Hebreus 10:35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
Lamentações 3:25-26  Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio
Isaías 30:15  Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.
Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: