domingo, 23 de fevereiro de 2014

A porta que me separa de Jesus

Apocalipse 3:20  Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

Será que já abrimos realmente a porta para Jesus entrar?

Ao fazer esta pergunta dentro de uma igreja, muitos com certeza responderão rapidamente:
- Sim eu já abri a porta para Jesus, pois já sou crente.

Mas um erro muito comum é associar este versículo a um chamado evangelístico, como um apelo ao pecador e descrente.

No capítulo 1, no verso 11, Jesus manda João escrever esta carta para as igrejas da Ásia  e não á incrédulos espalhados pelo mundo.
Também não podemos interpretar o verso 20 isoladamente, ele esta encaixado em todo o contexto. No verso 14 o Senhor começa a falar com a igreja em Laodicéia. Podemos ver em cada versículo a preocupação de Jesus em conduzir ao arrependimento uma igreja que estava fora de rumo.
São vários os detalhes que seriam ditos somente para crentes:
- preocupação com suas obras.
- repreensão e disciplina de um Pai.
- retorno ao zelo às coisas de Deus.

Dito isto: Porque então Jesus bate a porta de um crente?

Veja o testemunho de John Stott, reverendo da igreja Anglicana, na Inglaterra, ele escreveu cerca de 40 livros, dentre eles Cristianismo Básico (2 milhões de cópias) – Porque sou cristão – e seu ultimo livro O discípulo radical. Stott morreu em 2011 e ele conta que aos 17 anos após ouvir uma pregação com base no texto de Apocalipse 3:20 sua vida mudou.

- Esta é a questão crucial que temos que chegar. Será que já abrimos nossa porta para Cristo? Será que já o convidamos? Essa era exatamente a questão que eu precisava ter colocado para mim. Pois, intelectualmente falando, eu tinha acreditado em Jesus durante toda a minha vida, mas do outro lado da porta. Eu tinha regularmente me esforçado para dizer minhas orações pelo buraco da fechadura. Eu até tinha empurrado alguns tostões por debaixo da porta, em uma vã tentativa de acalmá-lo. Eu havia sido batizado, ia à igreja, lia a Bíblia, tinha altos ideais e tentava ser bom e fazer o bem. Mas o tempo todo, muitas vezes sem perceber, eu estava segurando Cristo no comprimento do braço, mantendo-o fora. Eu sabia que abrir a porta teria consequências graves. Estou profundamente grato a ele por permitir-me abrir a porta. Olhando para trás agora em mais de 50 anos, percebo que esse passo simples mudou todo o curso de direção e a qualidade da minha vida.

O texto de Apocalipse 3:20 mostra que não basta ser crente, Jesus quer intimidade com seus servos, na antiga aliança existia um véu que separava Deus de seus filhos, e somente um homem, uma vez por ano, traspassava este véu para falar com Deus, mas Jesus Cristo veio e rasgou o véu da separação, e hoje Ele quer intimidade.
Hebreus 10:19-20 “ Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.  Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.” (NTLH)

Na bíblia existem vários relatos de pessoas que embora tenham estado próximos a Jesus, nunca tiveram intimidade com Ele.
O texto bíblico de Lucas 7:36-50 conta a história de um fariseu (religioso) que até recebeu Jesus em sua casa, mas o recebeu com mais um profeta, e não como O Salvador. Jesus diz que o fariseu não lhe deu agua para lavar os pés, não lhe deu um beijo na porta, não lhe deu óleo para os cabelos, não se preocupou em nada com as necessidades de Jesus, ele apenas queria matar a sua curiosidade de quem era Jesus.

Lucas 18:18-23 relata a história de um jovem rico que queria ir para o céu, não mas tinha muito a perder em seguir Jesus, diz o texto que ele era riquíssimo.

Em Lucas 24:13-35 temos outro relato de que após ressuscitar no domingo, Jesus caminhou  ao lado de dois discípulos pela estrada a caminho de Emaus. Jesus esteve tão perto deles, contou-lhes das promessas feitas pelos profetas a seu respeito, durante horas esteve com eles e eles não perceberam que era Jesus. Era mais fácil crer no que seus olhos viram, Jesus morrendo na cruz, sendo sepultado, do que crer nas promessas.

Mas na bíblia também existem historias de pessoas que não se importaram com as consequências de “abrir a porta para Jesus” após ouvir o seu chamado.

Lucas 8:40-56 conta que Jairo, chefe da sinagoga, procurou Jesus, e quando O encontrou,  adorou a Jesus não se importando com as consequências do seu ato, depois suplicou para que Jesus fosse até sua casa para curar sua filha.

Lucas 19:1-10 conta a história de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos não se importou em subir em uma arvore para ver Jesus, e depois de ouvir o convite de Jesus, Zaqueu O levou para casa, e lá após Jesus mudar sua vida, Zaqueu não se importou com as consequências,  devolveu tudo o que havia roubado, e quatro vezes mais.

O que podemos ver nestes textos é que estes homens ouviram Jesus, e depois abriram a porta.
Não podemos nos preocupar somente em abrir a porta, porque corremos o risco de abrir a porta para qualquer um.
Portanto podemos concluir que: - Precisamos primeiro ouvir a voz de Jesus.
Esta é a questão, devemos orar diariamente pedindo que Jesus fale conosco, note que abrir a porta é uma consequência de ouvir a sua voz.
Podemos estar no mesmo lugar em que Jesus esta, mas sem poder ouvi-Lo, da mesma forma quando Jesus esteve na casa de Lazaro em Betânia,(Lucas 10:38-42) lá estavam suas irmãs, Maria e Marta. Marta achava que estava servindo ao Senhor, correndo de um lado para outro, para preparar muitas coisas, Maria sua irmã estava sentada aos pés de Jesus ouvindo-O. Jesus repreendeu Marta dizendo que ela corria em vão atrás de muitas coisas, sendo que pouco coisa era necessário, e que Maria já havia feito a melhor escolha.

Por isso o Senhor alertou as 7 igrejas: Quem tem ouvidos, ouça!
Porque certamente dentro daquelas igrejas existiam pessoas sem ouvidos para ouvi-lo.

Porque todo aquele que ouve a voz de Jesus, vai abrir a porta.

Mas o ato de Jesus falar e você poder ouvir, não depende de você, porque isso acontece independente da sua vontade.
Ou Jesus fala com você, ou não fala. Ou você tem ouvido ou não tem.
Por isso somos pobres, e totalmente dependentes do favor de Deus (Graça), porque dependemos da vontade de Jesus falar conosco e também de nos dar ouvidos para ouvir a sua voz.

Onde esta agora a minha autossuficiência, a minha independência, ou riqueza? O que posso dar para comprar a voz de Deus.
Porque tantas vezes ao ouvirmos um apelo, ficamos como estatuas sentados no banco da igreja, como se estivéssemos sentados em um alto trono no palácio de Buckingham ao lado da rainha da Inglaterra. E ainda temos coragem de dizer:

Hoje não! Estou bem! Não preciso de nada agora.
Não! Muito obrigado!
Se eu precisar de alguma coisa eu te procuro.

Hoje o Senhor esta dizendo para você, sua igreja (Laodicéia):
Apocalipse 3:18-20 “ Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver.  Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam.  Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (NTLH)


Nenhum comentário: