domingo, 13 de março de 2011

Reabrindo os poços entulhados

Gênesis 26:12-15 “ Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou. Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso. Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo.” (NTLH)
Proposição: Mostrar que, quando o inimigo joga entulho para fechar os nossos poços, precisamos confiar nas promessas feitas por Deus, e se persistirmos, com certeza seremos abençoados a tal ponto, que o próprio inimigo vai reconhecer as bênçãos do Senhor na nossa vida.
A história de Isaque:
- Pela falta de comida na terra de Canaã, Isaque é obrigado a descer para Gerar. (v1)
- Deus o manda não descer para o Egito, mas ficar onde Ele o dissesse.(v2)
- Deus confirma que cumpriria todas as Suas promessas, iria abençoar Isaque, sua descendência e lhe daria todas as terras a sua volta.(v3,4)
- Isaque ficou em Gerar por muito tempo, e foi abençoado por Deus, colhendo 100 vezes mais do que semeou, prosperou e ficou riquíssimo (v13)
- Até que os filisteus tiveram inveja da sua prosperidade e entulharam seus poços.(v15,16)
- O rei dos filisteus, Abi meleque (não é nome é um título) manda ele ir embora. (v16)
- Isaque vai para o vale de Gerar e lá reabre os poços entulhados. (v17,18)
- Os filisteus reclamam dizendo que aquela água era deles, Isaque chama aquele poço de Eseque (contenda). (v20)
- Isaque reabre outro poço, e da mesma forma os filisteus reclamam, por Isaque chama este poço de Stina (inimizada). (v21)
- Mais adiante Isaque reabre outro poço, e por não haver nenhuma contenda ele o chamou de Reobote (lugar amplo). (v22)
- Mesmo assim Isaque vai um pouco mais adiante, para um lugar onde Deus lhe confirma mais uma vez todas as suas promessas, e lhe diz para não temer. (v23,24)
- Naquele lugar Isaque levantou um altar para Deus, armou a sua tenda, e mandou cavar um poço. (v25)
- Isaque recebe a visita de Abi meleque, um amigo e o comandante do exercito filisteu, Isaque ficou surpreso pela visita, uma vez que eles o expulsaram de meio deles. (v27)
- Porem eles queriam uma aliança de paz com Isaque, uma vez que viram claramente que o Senhor era com ele. (v28)
- no verso 29 eles reconhecem Isaque como: - “O abençoado do Senhor”.
- Sem nenhum rancor Isaque lhes oferece um banquete. (v30)
- Pela manhã os servos de Isaque informam que o poço deu água. (v32)
- Chamou Isaque aquele poço de Seba (Juramento, ou sete) por este motivo, aquele cidade se chama até os dias de hoje Beer-Seba (fonte do juramento). (v33)
Conclusão:
Não podemos esmorecer diante das dificuldades, ainda que o inimigo venha entulhar os nossos poços, nós precisamos confiar e esperar em Deus, pois Ele vai cumprir as suas promessas. Temos que continuar trabalhando e reabrindo os poços, onde estão as suas promessas.
Salmos 27:13-14 Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.
Provérbios 24:10Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”
Salmos 112:7-8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo
Salmos 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança
Salmos 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
O crente precisa saber que enquanto estiver aqui neste mundo, o inimigo vai sempre tentar tirar a sua paz, entulhando os poços onde estão as promessas de Deus. Por isso o crente deve ser forte e resistir.
1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
Hebreus 3:14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
Hebreus 10:35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
O inimigo é sujo, ele vem com mentiras e palavras de desanimo. Devemos fazer como Neemias quando o inimigo usou Sambalá e Tobias para tentar desaminar o povo na reconstrução dos muros, Neemias foi forte e resistiu as palavras de desanimo.
Neemias 2:20 Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
1 Pedro 1:13 “ Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.”
Salmos 40:4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira
A nossa fé tem que ser firme, mesmo diante dos ataques do inimigo.
Salmos 56:4 Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?
Jeremias 17:7-8Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”
Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Salmos 37:7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Salmos 40:1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 56:11 neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?
Salmos 62:1-2 “ Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.”
Salmos 125:1 Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
Isaías 30:15 Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.
Lamentações 3:25-26 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
Habacuque 2:3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.

 
Ouça a pregação, sem Baixar!

 
Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Um comentário:

Ales Pires disse...

Paz Pastor, o culto foi uma benção, Deus começou a tratar comigo desde a palavra de sábado na reunião de Jovens e continuou ontem. Algumas situações do dia-a-dia estavam me consumindo, eu estava precisando de um tratamento para minha "cabeça". Sei que o culto foi para o "coração", mas sei que o Pr. compreende o que quero dizer. Para a Gloria de Deus, tomei o Remédio certo. Tenha uma semana abençoada pelo Senhor nosso Deus.