sábado, 12 de março de 2011

Você precisa tomar posse da sua promessa e enfrentar os gigantes

Números 14:22-24 “ nenhum desses homens viverá para entrar naquela terra. Eles viram a minha glória e os milagres que fiz no Egito e no deserto. No entanto dez vezes puseram à prova a minha paciência e não quiseram me obedecer. Eles nunca entrarão na terra que jurei dar aos seus antepassados. Nenhum daqueles que me abandonaram verá aquela terra. Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra.” (NTLH)
Você tem 3 opções: 1ª entrar na terra prometida, 2ª ficar no deserto, 3ª voltar para o Egito.
Que espírito há em você, vencedor, ou perdedor?
Tirar a sorte, para mim não! Eu tenho uma promessa!
Josué 14:6-12 “ O povo da tribo de Judá foi falar com Josué em Gilgal. Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, disse a Josué: —Você sabe o que o SENHOR disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de você e de mim. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao SENHOR, meu Deus. Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: “Calebe, você obedeceu fielmente ao SENHOR, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.” E Calebe continuou: —Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso. Agora me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.” (NTLH)
Os segredos de Calebe.
Confiante: Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso! Nm13:30
2 Samuel 22:30-31 “ Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”
Diferente dos demais: Calebe tem um espírito diferente. Nm 14:24
Jeremias 17:7-8 “ Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”
Salmos 112:7-8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo
Provérbios 24:10 “ Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”
Perseverante: eu, porém, perseverei = Js 14:8
Habacuque 2:3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.
Forte: com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte = Js 14:11 Com o passar do tempo talvez Calebe não conseguisse entender o que estava acontecendo, enquanto seus irmãos ficavam fracos e morriam, ele era preservado e além de não morrer, suas forças não se acabavam. Calebe era conservado no molho do Espírito Santo, pois nele habitava outro espírito
Isaías 40:30-31 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Ousado: agora dá-me este monte = Js 14:12
Salmos 56:10-11 Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?
Salmos 27:1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Dependente: Se o SENHOR estiver comigo = Js 14:12
Salmos 40:4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 62:1-2 “ Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.”
Homem de fé: eu os expulsarei, como ele prometeu – Js 14:12
Agora com 85 anos, Calebe viu uma parte da promessa cumprida, ele estava vivo e mais uma vez na entrada de Canaã, mas ainda faltava, tomar posse do que era seu por direito e promessa de Deus. Calebe queria a terra em que a planta do seu pé tocou, mesmo com 85 anos ele iria lutar para tomar posse da sua promessa, mesmo estando este lugar habitado pelos gigantes Sesai, Aimã e Talmai, ele disse DÁ-ME ESTE MONTE, eles são intrusos, invasores e intrometidos, eles estão em um lugar que é meu.
2 Samuel 22:2-8 “ E disse: O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas. Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Porque ondas de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror; cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o SENHOR, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos céus e se estremeceram, porque ele se indignou.”
Salmos 125:1 Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
Salmos 20:6-8 “ Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra. Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé.”
Calebe tomou posse da sua terra prometida antes mesmo de conquistá-la, e já mudou o seu nome de Quiriate-Arba (cidade de Arba) para Hebron (companhia).
Josué 14:13-14 “ Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.”
Josué 15:14 “ Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque.”
Você também precisa tomar posse da sua promessa e enfrentar os gigantes.
Josué 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Deuteronômio 31:6 - Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Isaías 43:1-5 “ Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente.”
 
Ouça a pregação, sem Baixar!


Gostou? Então baixe esta Pregação!


Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: