sábado, 16 de abril de 2011

A pessoa que Deus usa, Oséias ou Josué?

Uma das decisões mais difícil para o pastor de uma igreja, é a escolha de um obreiro, seja para o ministério do diaconato ou para o ministério da cozinha. A escolha errada pode causar danos irreparáveis.

Qual seria a sua escolha Oséias ou Josué?

Quase sempre somos levados a seguir a direção do mais capaz, aquele que possui habilidades, talento para uma determinada função ou até mesmo experiência secular a qual pode ajudar a desempenhar melhor a função. Ai então chegamos a conclusão que o Oséias caiu do céu, foi enviado por Deus, realmente é a “salvação” para aquele ministério. E realmente o nome Oséias significa no hebraico “SALVAÇÃO”.

Mas Deus pode mudar o nome de qualquer um, ou até mesmo pode mudar o nome de Oséias para JOSUÉ para que ele saiba que “JEOVÁ É A SALVAÇÃO”, este é o significado do nome Josué no hebraico.

Este foi um dos muitos tratamentos que Deus deu para Josué para transformá-lo em um dos maiores lideres da bíblia, Ele começou mudando seu nome.

Números 13:16 São esses os nomes dos homens que Moisés mandou espionar a terra. Ele mudou o nome de Oséias, filho de Num, para Josué.

Deus mudou o nome de Josué, para que ele soubesse que mesmo sendo um bom soldado, ele nunca poderia se esquecer que “JEOVÁ É A SALVAÇÃO” e não ele.

Deuteronômio 8:17-18 “ Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”

Provérbios 3:5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Provérbios 28:26 O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.

Sim este é um sentimento que precisa ser trabalhado rapidamente na vida daquele que é chamado para ser usado no serviço de Deus. Para o mundo a autoconfiança é muitas vezes vista como uma qualidade, e existem até treinamentos, cursos para se adquirir a tão estima autoconfiança. Não queremos dizer que no reino de Deus queremos pessoas tímidas, hesitantes ou temerosas, mas na verdade a palavra de Deus nos ensina que toda sabedoria, todo entendimento deve ser colocado abaixo da total dependência de Deus.

Filipenses 3:4-8 “ É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim. Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu. E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada. No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo” (NTLH)

2 Coríntios 10:4-5 “ Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

Porém outro sentimento que pode excluir uma pessoa de ser usada por Deus, é o de se achar incapaz, sem habilidade para nada. Na verdade quando você diz que não pode atender ao chamado porque não sabe como fazer, você põe em duvida o chamado de Deus e o que Ele pode fazer em sua vida para capacitá-lo. Porem quando você aceita, porque se julga capaz por suas experiências, também impede o agir de Deus, pois não há espaço para que Deus possa atuar. Portanto a atitude correta é aquela tomada por Paulo quando ele diz em Filipenses 4:13- Tudo posso naquele que me fortalece.

Estudando os versos do livro de Jeremias, concluímos que é o chamado de Deus que gera (cria) um profeta e não a educação humana. É Deus quem o chama v5. É Deus quem inspira a sua pregação, v7. É Deus quem protege v8. É Deus que determina a forma de ação v10.

Obedecer ao chamado já traz consigo mesmo o poder para cumpri-lo, mas desobedecer produz a derrota total v17.

Jeremias 1:7-10 “ Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”

Jeremias 1:17-18 “ Jeremias, prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles agora, pois, do contrário, eu farei com que você fique com mais medo ainda quando estiver no meio deles. (18-19) Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotarão, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o SENHOR, falei.” (NTLH)

Alguns detalhes da vida de Josué, apresentam algumas características da pessoa que Deus usa.

Êxodo 17:8-16

1) O CHAMADO

Josué foi chamado de um lugar de relativa obcuridade para uma posição que mudou o curso de gerações futuras. Ele não era da tribo do primogênito Rubem, nem do caçula Benjamim e nem tão pouco da tribo de Judá. Josué aparece na bíblia, pela primeira vez neste texto sem nenhuma apresentação.

2) O TEMPO

Josué foi chamado para receber um treinamento para se tornar líder de Israel, porém isso não aconteceu do dia para a noite, ele foi um auxiliar fiel de Moisés durante quarenta anos, foi fiel e obediente ao seu líder.

Êxodo 24:13 Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus .

3) A OBEDIÊNCIA

Na batalha contra Amaleque, descrita em Êxodo 17, vemos que Moisés mandou Josué pegar sua espada e ir lutar contra o inimigo, porém Moises ficou sentado no monte. No verso 10 vemos que Josué obedeceu sem questionar.

Há momentos em que você poderá questionar o lhe foi pedido pelos seus líderes, ou até mesmo perguntar-se onde “Eles” estão enquanto você faz o trabalho pesado.

Também com o passar do tempo você poderá pensar que pode fazer o trabalho melhor do que “Eles”. Porem é nesta hora que você precisa lembrar-se de Josué na batalha, e confiar que Deus esta trabalhando por você e em você, através do seu líder. Respeite a linha de autoridade que Deus estabeleceu e você será abençoado. A vitória sobre os esquemas do inimigo vem ao reconhecermos onde Deus nos colocou, e ao cumprimos Seu chamado nesse lugar.

4) COMPANHEIRISMO

Josué estava o tempo todo ao lado de Moisés, ele acompanhou Moisés até o pé do monte Sinai, é fato que somente Moisés viu a Deus, mas imaginem o que Josué deve ter visto e ouvido naquele lugar, que tempo valioso, poder observar o seu líder receber diretamente das mãos de Deus as instruções para a Nação. O bom companheiro também ajuda a ver o que esta acontecendo ao redor, alertando o líder de possíveis problemas, assim fez Josué, mesmo que ainda com pouca experiência, não reconhecendo o tipo de barulho, e mesmo que Deus já tivesse avisado a Moises, porem Moises sabia que podia contar com Josué.

Josué também acompanhava Moises sempre que ele ia à tenda fora do arraial, falar com Deus, ele não só acompanhava, mas também entrava na tenda. Que privilegio. Êxodo 33:11. Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.

5) AUTORIDADE

A autoridade dada é suficiente e especifica para a sua posição. Para fluírem adequadamente em autoridade, você precisa reconhecer a autoridade naqueles que estão sobre você e a autoridade que você têm sobre aqueles que esta liderando. A autoridade sempre vem ao submetermos-nos àqueles que estão em autoridade sobre nós. Se não reconhecermos isso, a nossa autoridade é questionada e pervertida, não beneficiando aqueles a quem estamos supervisionando. Jesus podia falar com autoridade porque Ele a tinha sobre TODAS AS COISAS (Mateus 28:18). Mas para nos ensinar como podemos adquirir autoridade a palavra diz que primeiramente Jesus se colocou debaixo de autoridade.

Filipenses 2:5-11 “ Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Você terá autoridade real nas áreas nas quais Deus o tem colocado. Quando você se humilha na presença de Deus, Ele o exaltará. Para que a sua autoridade seja reconhecida, você precisa estar certo de que existe autoridade sobre você.

Veja que em Números 27:22-23 Josué foi comissionado por Moises, neste único ato, a visão, a comissão e a autoridade foram transferidas. Josué foi ungido por Deus.

Porem é interessante observar que o restante do livro de Números e todo o livro de Deuteronômio acontecem antes que Josué assuma de fato com líder dos israelitas. Na realidade no versículo seguinte Números 28:1 começa com, “Disse Deus a Moisés .... , quantos de nós teria dito: “Ei Deus espera ai, agora é a minha tarefa. Deus continuou a falar somente com Moisés até o final do livro de Deuteronômio. Josué não se sentiu preterido, muito pelo contrario ele aproveitou até o ultimo minuto para aprender.

6) APRENDA A BUSCAR ACONSELHAMENTO SANTO

Lembre-se você esta trabalhando para Deus e somente Ele pode lhe dizer como dirigir o seu negócio. Cuidado com os métodos e conselhos buscados fora do campo de Deus. A oração e leitura diária da palavra deve ser o nosso estilo de vida.

Êxodo 34:27-29 “ Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel. E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras. Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele.”

Se você permitir que a sua meditação na palavra e o tempo de oração caiam a abaixo se seu próprio nível vital, você começará a experimentar uma profunda fraqueza. As necessidades dos outros se tornarão um peso sobre você e em consequência você começará a ressenti-los. Você estará constantemente procurando por tempo individual e começará a se desculpar para não ter que ministrar a outros.

Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

7) A SANTIDADE DEVE SER BUSCADA TODOS OS DIAS DE SUA VIDA

Deus não poderá ter intimidade com você e nem poderá usá-lo em sua vida faltar a Santidade.

Lucas 1:75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.

Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 4:24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

1 Tessalonicenses 4:7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

2 Timóteo 1:9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

Eclesiastes 9:8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui abençoada por estudo.