domingo, 5 de agosto de 2012

Eu quero ser renovado por Deus

Salmos 51:10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Salmos 51:10  Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! (NTLH)

A vida do crente precisa ser um processo diário de renovação, não podemos achar que já alcançamos uma condição, onde não temos mais nada para ser mudado. Paulo diz que este processo só termina no dia de Cristo (morte ou arrebatamento).
Filipenses 1:6  Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Provérbios 4:18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
2 Coríntios 3:18  Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.

Não podemos estar conformados com a nossa maneira de viver, aceitando de forma natural velhos hábitos, dizendo: “Eu sou assim mesmo”, não podemos aceitar ser tão duros, ao ponto de não permitir que Deus nos trate, o crente precisa ser maleável, moldável, tratável.
Romanos 12:2  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual [seja] a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Domingo após domingo estamos na igreja ouvindo cânticos e excelentes pregações, com mensagens cheias de desafios e mudanças, porem se não forem colocadas em pratica, tornam-se sem valor e são esquecidas com o tempo.
Gálatas 6:15  Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa. (NTLH)
Tiago 1:22-25 “ Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.  Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.  Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (NTLH)

Veja o contraste de duas histórias narradas na bíblia, a primeira de um jovem rico que se encontrou com Jesus (Mt 19:16-22) e a segunda de Jacó em Peniel (Gn 32:22-32).
Observe que os dois eram muito ricos, tementes a Deus e os dois buscavam algo novo para sua vida.
O jovem porem, não estava disposto a fazer mudanças na sua vida e nem a abrir mão das suas posses, ele até disse para Jesus que já cumpria toda a lei, e o que mais lhe faltava, julgando ser perfeito, saiu contrariado e triste e não seguiu a Jesus.
Jacó ao contrário do jovem abriu mão de tudo, e ali em Peniel ele ficou só, lutou a noite inteira  por sua benção, mesmo que isso lhe custasse à vida, e por isso ele se tornou “Israel” que significa “Campeão com Deus”.
Efésios 4:22-24  Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (NTLH)

Nunca podemos dizer “Eu sou assim e pronto” todos nós precisamos ser renovados por Deus a cada pregação, a cada leitura da palavra, na exortação de um amigo, e até ao ouvir um cântico.
1 Coríntios 5:7  Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
Colossenses 3:10  e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
Ezequiel 18:31  Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova. Israelitas, por que vocês querem morrer?

Como Davi, devemos estar preocupados diariamente se a nossa vida esta agradando a Deus, e pedir a Ele que faça todas as mudanças necessárias, ainda que isso venha doer um pouco.
Salmos 139:23-24  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 51:2-10 “ Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.  Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.  Contra ti eu pequei—somente contra ti—e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.  De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.  O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.  Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.  Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.  Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.  Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (NTLH)

Não podemos desanimar e nem ficar acomodados, se hoje o Espirito Santo esta te mostrando áreas de sua vida que precisam ser mudadas, ouça a voz do Espirito de Deus, pois precisamos de renovação diariamente.
Coríntios 4:16  Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.
Efésios 5:10  Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.
Efésios 5:17  Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.
Romanos 8:6  As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.

Deus está pronto para renovar até mesmo àquele que está caído e sem forças para se levantar.
Jó 14:7-9  Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.  Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco,  ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.
2 Coríntios 5:17  Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.

Se você se quizer o Senhor pode te tocar ainda hoje. Assim como Ele tocou em Jacó, que era rico, mas queria algo novo da parte de Deus, e com este objeto ele deixou tudo e lutou a noite inteira e por fim foi renovado pelo Espirito Santo.
Ezequiel 36:26-27  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Sofonias 3:17  O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.



Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: