domingo, 28 de julho de 2013

O perigo da ociosidade.

2 Samuel 11:1-2 “ Na primavera seguinte, época do ano em que os reis costumam sair para a guerra, Davi mandou que Joabe, os seus oficiais e o exército israelita fossem atacar os inimigos. Eles venceram os amonitas e cercaram a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.  Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho.” (NTLH)

Davi foi ungido por Samuel quando tinha 16 anos, aos 23 anos matou Golias, o rei Saul o colocou como comandante de tropas, onde obteve varias vitórias, após a morte de Saul aos 30 anos é aclamado rei de Judá em Hebrom, e aos 37 anos é ungido rei de todo Israel. Como rei de Israel a frente do exército Davi obteve inúmeras vitórias, conquistando varias terras e riquezas.

Mas com um pouco mais de 50 anos, dos quais 20 anos como rei, após um longo inverno, Davi decide ficar em casa e não ir à guerra, como rei mandou outros em seu lugar.

1 Coríntios 10:12  Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.

Ao tomar a decisão de ficar em casa, sem perceber Davi se tornou um ocioso, um desocupado, tornando-se presa fácil para o verdadeiro inimigo. Sim pois ele não decidiu ficar em casa apenas um final de semana, mas durante todo o tempo da batalha ( 3 meses).

Davi tirou sua armadura, sua espada e passou as tardes perambulando pelo palácio sem fazer nada.

Cuidado esta função já tem dono!

Jó 1:7  O SENHOR perguntou: —De onde você vem vindo? Satanás respondeu: —Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali.

Infelizmente já conhecemos como acabou esta história, a ociosidade levou ao pecado e um pecado levou a outro ainda pior.

Tiago 4:17  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

Ao escrever aos irmãos Hebreus o escritor estava justamente preocupado com alguns irmãos que não cresciam, pois decidiram por sua própria vontade, deixar de crescer, não avançaram na sua fé, deixaram de ir para a guerra, deixando outros fazerem o que eles mesmos poderiam fazer, e alguns até já estavam retrocedendo na fé.

Hebreus 3:6  Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.

Hebreus 5:12-14 “ Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.  E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.  Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.” (NTLH)

Hebreus 6:11-12 “O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam.  Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que crêem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.” (NTLH)

Irmãos da mesma forma hoje tenho preocupação com você que tem decido não ir mais a guerra, e cada vez mais tem se deixado envolver com as preocupações deste mundo, já deixou sua armadura, sua espada, e esta perambulando por ai.

Você é um soldado, e é tempo de guerra, aqui não é o nosso descanso, enquanto estivermos aqui na terra, temos um inimigo que não descansa.

Romanos 12:11  Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.

Provérbios 24:30-34 “ Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso.  Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído.  Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição:  Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco;  mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” (NTLH)

Provérbios 21:25  O preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar; (NTLH)

Provérbios 15:19  O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil. (NTLH)

Provérbios 6:6-11 “ Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!  Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,  mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.  Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?  Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.”  Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” (NTLH)

Não podemos ficar ociosos, ou corremos o risco de perder tudo o que já conquistamos.

Mateus 25:24-29 “ —Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.  Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”  —“Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei.  Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.” —Depois virou-se para os outros empregados e disse:  “Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas.  Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.” (NTLH)

Deus esta nos capacitando a cada dia, um soldado precisa sempre estar ativo e alerta, até que o comandante diga que a guerra acabou ou o mande para casa.

2 Samuel 22:35  Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze.

Salmos 92:12-15 - O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.  Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.  Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,  para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

Efésios 6:10-11 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

Isaías 40:30-31  Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Hebreus 10:39  Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.

 

 
Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: