domingo, 8 de junho de 2014

Me Ensina a Confiar em Ti

Habacuque 3:17-18 “ Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,  todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (RA)

A fé não é um sentimento, a fé é um dom, um presente, dado por Deus, mas como todo presente eu descido se vou ficar com ele, e se vou usar ou não.
Portanto é uma decisão que vem da minha mente, da minha própria vontade, eu decido confiar. O ato de confiar não depende de Deus, depende do homem.
Por isso precisamos aprender a confiar, assim como tivemos que aprender a andar, a falar, a ler e a escrever, e assim também é com a fé, precisamos aprender a usá-la em nosso viver diário.
Podemos pedir para que Deus nos ensine a confiar a usar a nossa fé em todo o tempo, e não somente em alguns momentos.

Na Bíblia temos várias histórias de pessoas que aprenderam a confiar mesmo em meio as suas tribulações, em alguns casos a própria tribulação foi um instrumento de Deus para ensinar a confiar.
Salmos 119:71  Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
Tiago 1:12  Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.
2 Coríntios 4:17  E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.
Hebreus 12:10  Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo; mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade.

Aprender a confiar!  Este tem que ser o meu desejo, a minha meta.
Tenho que me esforçar diariamente para alcançar este objetivo, não poso desistir ao primeiro obstáculo, não importa o que vier, somente com exercícios constantes e buscando na Palavra de Deus exemplos de como outras pessoas normais, assim como eu, também aprenderam a confiar é que eu vou aprender também.

Josafá aprendeu a confiar em Deus quando estava cercado por uma grande multidão que vinha contra ele.
2 Crônicas 20:12  Ah! Deus nosso, [porventura,] não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos [estão postos] em ti.

Salmos 56:9 No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
Salmos 56:11  Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?

Daniel aprendeu a confiar em Deus quando foi parar dentro de uma cova cheia de leões, após o rei Dario ter assinado um decreto proibindo qualquer pessoa a orar por 30 dias a outro deus se não a ele.
Daniel 6:10  Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.

Salmos 55:22  Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 37:5  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

Jairo aprendeu a confiar em Deus mesmo quando já estava ao lado de Jesus e um empregado veio lhe informar para não mais importunar o Mestre, pois sua filha já estava morta.

Lucas 8:49-50 Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado, que disse: —Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.  Jesus ouviu isso e disse a Jairo: —Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa. (NTLH)

Salmos 68:20  O nosso Deus é o Deus que salva; ele é o SENHOR, o Senhor nosso, que nos livra da morte.
Salmos 56:3  Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

Pedro, Tiago e João aprenderam a confiar em Deus, quando em meio a uma forte tempestade dentro de um pequeno barco temeram por suas vidas, achando que iam morrer, mesmo  estando com Jesus dentro do barco e Ele tendo dito que eles chegariam a outra margem do lago.

Lucas 8:22-25 Certo dia Jesus subiu num barco com os seus discípulos e disse: —Vamos para o outro lado do lago. Então eles partiram. Enquanto estavam atravessando o lago, Jesus dormiu. Um vento muito forte começou a soprar sobre o lago, e o barco foi ficando cheio de água, de modo que todos estavam em perigo.  Aí os discípulos chegaram perto de Jesus e o acordaram, dizendo: —Mestre, Mestre! Nós vamos morrer! Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo.  Então ele disse aos discípulos: —Por acaso vocês não têm fé? Mas eles estavam admirados e com medo e diziam uns aos outros: —Que homem é este? Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem! (NTLH)

Salmos 138:7  Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.

Você também precisa aprender a confiar em Deus, mesmo que parece difícil. Você precisa aprender a confiar em Deus e em sua Palavra.

Romanos 8:37-39 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Provérbios 3:5-8 “ Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência.  Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.  Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.  Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.” (NTLH)
Salmos 62:8  Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
Salmos 55:22  Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmos 56:3  Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

Tiago 1:6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Hebreus 10:22  Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.
Efésios 4:13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: