domingo, 22 de junho de 2014

O que você tem feito com a Palavra que tem recebido do Senhor?

Mateus 1:1-6 “ Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.  Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos;  Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão;  Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom;  Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;  Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;” (RA)

Não é por um acaso e nem indigno que o nome de Raabe, uma prostituta, e provavelmente uma sacerdotisa de um templo pagão dentro da cidade de Jerico, conste no livro da genealogia de Jesus Cristo, ela se casou com um dos filhos de Calebe. E também não é por acaso que o seu nome conste na lista dos grandes heróis da fé do livro aos Hebreus.
Hebreus 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

Todos em Jericó sabiam que o povo de Israel estava chegando e logo atravessariam o rio Jordão e estariam as suas portas, sabiam também que as grandes muralhas de Jerico não garantiam proteção, pois já tinham ouvido falar de todos os grandes e poderosos feitos que o Senhor nosso Deus já havia feito por todo o caminho, abençoando o povo de Israel em suas batalhas.
Josué enviou dois homens para espiar a cidade de Jericó, eles se hospedaram na casa de Raabe.
Ao ser informada que eles eram espiões de Israel ela os escondeu, Raabe poderia tê-los denunciado, mas não o fez, preferiu fazer um acordo com eles.
Aqueles homens deram uma palavra para Raabe.
Josué 2:14  Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
Raabe poderia ter tentado fugir da cidade de Jericó com sua família, e se talvez conseguisse escapar, continuaria sua vida como prostituta em outro lugar qualquer e nunca mais ouviríamos falar dela.
Raabe poderia duvidar da promessa feita pelos dois homens, a final de contas à promessa não havia sido feita pelo próprio Josué.
Raabe também poderia denunciar os planos de invasão ao rei de Jericó, mas ela decidiu crer na palavra daqueles homens, e porque ela creu, obedeceu e esperou, salvou a vida de toda a sua família e mudou a sua vida completamente, uma nova historia foi escrita para Raabe porque ela creu.
Josué 6:22-25 “ Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes.  Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.  Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do SENHOR.  Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” (RA)

O que você tem feito com a Palavra que você ouve?

Queremos tudo pronto, e de imediato, mas Deus tem nos dado “sementes”, pois Ele quer nos suprir não somente para hoje, mas para todo o sempre. Temos recebido as sementes, desprezado e reclamado, achando que Deus não sabe ouvir ou não é fiel com suas promessas.
Lucas 8:12-15 “ As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas.  As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.  As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem.  E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (NTLH)

Ao receber uma palavra talvez você fique um pouco desconfortável não sabendo o que fazer com ela, onde colocar, quais as consequências, quanto vai te custar cuidar desta semente e por quanto tempo deverá esperar até dar frutos.
Para nos ajudar em todas estas dúvidas Deus o Pai nos enviou o Espirito Santo, para habitar em nós.
João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Embora eu tenha comparado a Palavra a uma semente, mesmo assim a Palavra de Deus não é para ser enterrada no fundo do nosso coração, vejo hoje em nossa igreja muitos que acumulam Palavras, leem muitos livros, vão a muitos cultos, ouvem muitas pregações, mas pouco do que ouvem colocam em prática no seu viver diário.
Quanto chega um momento de tempestade, pensam como os discípulos naquele barco, que vão morrer e se esquecem de quem esta no barco e fez a promessa de chegar a outra margem. (Lucas 8:22-25)
Tiago 1:22-25 “ Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.  Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.  Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (NTLH)
Eclesiastes 5:1 Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus.

O Senhor Jesus também nos alertou:

Lucas 6:47-49 “ Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.  É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.  Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” (RA)

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: