domingo, 13 de julho de 2014

Águas Amargas

Êxodo 15:22-25 “Aí Moisés levou o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Eles caminharam três dias no deserto e não acharam água.  Então chegaram a um lugar chamado Mara, porém não puderam beber a água dali porque era amarga. Por isso aquele lugar era chamado de Mara.  O povo reclamou com Moisés e perguntou: —O que vamos beber?  Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber. Foi nesse lugar que o SENHOR Deus deu leis aos israelitas e os pôs à prova.” (NTLH)

Mara significa lugar de aguas amargas, quantos de nós já passamos por momentos amargos, porem estar em Mara não era uma desgraça, uma calamidade ou uma catástrofe, mas mesmo assim o povo reclamou.
Eles não perceberam que estar em Mara significava:
1- Ter conseguido sair do Egito.
2- Não ser mais escravo de faraó. (liberdade)
3- Estar em um lugar para onde Deus os havia guiado (a nuvem os guiou até lá) e certamente haveria algo de bom. Êxodo 13:21-22  O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.  Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.
4- Um lugar de provação, sim, mas também onde Deus traria a cura.
5- Mara era um era lugar de passagem, não era um lugar para morar, era apenas um lugar dentre muitos que os israelitas passariam até chegar na terra prometida, seu destino final.

Precisamos aprender a confiar e a esperar pela provisão de Deus, antes de começar a reclamar é preciso buscar o socorro de Deus.
Jeremias 29:11  Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.
Romanos 11:33 Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?
Isaías 55:8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

Antes de reclamar é preciso orar, pedindo o socorro de Deus, nunca pergunte o “por quê?”
Se você for perguntar alguma coisa, pergunte: “para que?”
Salmos 56:9  No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:37  Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.
Salmos 23:4  Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.(NTLH)
1 Coríntios 10:10 não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.   
Filipenses 2:14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;   

Lá em Mara, quando o povo reclamou, Moisés clamou por socorro e Deus lhe deu um pedaço de madeira para lançar sobre as aguas amargas e elas se tornaram doces.
Se hoje você também esta com sede e só tem aguas amargas a sua volta, elas se tornaram doces se você lançar um pedaço de madeira, a cruz, sim o sacrifício de Jesus transforma a nossa vida amarga em doce.
Efésios 1:7  Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, (NTLH)
1 Pedro 2:24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. (NTLH)
2 Coríntios 4:16-5:1 “ Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.  E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.  Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.  De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre.” (NTLH)


Nenhum comentário: