domingo, 9 de novembro de 2014

A Casa de Deus

2 Samuel 7:1-7 “ Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o SENHOR dado descanso de todos os seus inimigos em redor,  disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda.  Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o SENHOR é contigo.  Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã, dizendo:  Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?  Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo.  Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?”

2 Samuel 7:11-13 “ desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa.  Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino.  Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.”

2 Samuel 7:16  Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. (1Cr 17:14)

A descendência real de Davi terminou no ano de 586 a.C., quando Nabucodonosor rei da Babilônia conquistou Jerusalém e o rei Zedequias último rei descente de Davi foi levado como prisioneiro para a Babilônia.
Uma vez que Deus havia prometido para Davi em 2 Samuel 7:13 que “o teu descendente” me edificará uma casa e que Deus estabeleceria para sempre o trono do seu reino, portanto agora diante da história é fácil entender que Deus não estava falando nem do seu filho Salomão e muito menos que o templo construído por Salomão seria a Sua casa, onde Ele viria habitar.

Salomão errou ao pensar que ele seria o “descendente com reinado eterno” (1Rs 8:19) e também ao achar que Deus viria morar no templo que ele havia construído (1Rs 8:13), mas ele mesmo tinha suas duvidas pois disse que acharia difícil um Deus tão grande caber naquela casa.
2 Crônicas 6:18  —Mas será que, de fato, ó Deus, tu podes morar no meio de nós, criaturas humanas, aqui na terra? Tu és tão grande, que não cabes nem mesmo no céu. Como poderia este Templo que eu construí ser bastante grande para isso? (NTLH)

Deus disse para Salomão que aquele templo seria casa de sacrifício e não habitação.
2 Crônicas 7:12 2 De noite, apareceu o SENHOR a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício.
Deus disse também que aquele templo seria o lugar onde o Seu nome estaria para sempre.
2 Crônicas 7:16  Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

E mesmo assim se o povo de Israel não fosse obediente, aquela casa seria destruída.
2 Crônicas 7:19-21 “ Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes,  então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos.  Desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o SENHOR assim para com esta terra e esta casa?”

Mas onde então mora Deus? Onde é a Sua Casa? E quem é “O Descendente de Davi” que vai construir esta casa eterna?

Para isso é preciso ler com muita atenção a promessa feita ao rei Davi, e somente com a revelação do Espirito Santo poderemos entender sem interpretar errado como fez Salomão.
1 Crônicas 17:11-14 “ Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reinoEsse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre.  Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti.  Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre.”

O anjo Gabriel traz as Boas Novas, e as respostas para as nossas perguntas.
Lucas 1:30-33 “ Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.  Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.  Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;  ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.”

Jesus é “O Descendente do rei Davi” Ele é rei eterno, porque morreu e ressuscitou, venceu a morte e nunca morrerá, portanto Deus lhe deu um reino eterno.
2 Samuel 7:13  Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. (NTLH)

O diácono Estevão quando foi levado diante Sinédrio, ao final da sua defesa explicou o equivoco sobre quem de fato construiu a verdadeira casa para Deus habitar.
Atos 7:46-49 “ Davi recebeu a aprovação de Deus e pediu licença para construir uma casa para o Deus de Jacó.  Mas foi Salomão quem construiu a casa de Deus.  —Porém o Altíssimo não mora em casas construídas por seres humanos. Como disse o profeta:  “O céu é o meu trono, diz o Senhor, e a terra é o estrado onde descanso os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Como conseguiriam construir um lugar onde eu pudesse morar?” (NTLH)

Jesus pagou o nosso pecado na cruz para nos purificar, e uma vez limpos, Ele nos tornou a casa de Deus, o verdadeiro lugar aonde Deus vem habitar.
João 14:23  Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Efésios 2:22  Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.(NTLH)
1 Coríntios 3:16  Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Hebreus 3:6  Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Ezequiel 37:27-28  O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. As nações saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando o meu santuário estiver para sempre no meio deles.

Concluímos portanto que Jesus já tem um reino, e Ele é “O Descendente” que através do Seu sacrifício construiu uma casa para Deus, que pode ser você se hoje ele assentar no trono do seu coração.
Apocalipse 3:20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
  

(Livro A casa favorita de Deus – Tommy Tenney)

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: