domingo, 8 de fevereiro de 2015

Como vencer a morte.

Tiago 4:13-14  Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!”  Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.  (NTLH)

Algumas pessoas quando compram um carro novo, ou um telefone caro, logo se apressam para fazer um seguro, pois nos dias de hoje todos temos medo de perder aquilo que nos custou muito para adquirir.
Outros fazem seguro de vida, parar poder garantir para sua família uma segurança.
Mas nem todos estão hoje preocupados em fazer um seguro para a sua morte.
Normalmente não queremos pensar no dia da nossa morte, pois temos medo de estar abreviando a sua chegada, achamos que ainda temos muito tempo para viver, mas não é isso o que a Palavra de Deus diz.

Jó 14:1-2 Todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitada.  O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece.  (NTLH)

Salmos 39:4-7 “ “Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida. Quando é que vou morrer?”  Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.  Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.  E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.” (NTLH)

Ainda que nos esforcemos para não lembrar de que um dia a morte virá, ninguém poderá deixar de enfrentar este dia.  E será que estamos preparados?

A história conta que Alexandre o Grande depois de conquistar muitos reinos, estava voltando para casa quando no caminho adoeceu e esta doença o levou para o leito de morte.
À beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos:

1 - que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - que fossem espalhados no caminho até seu túmulo os tesouros por ele conquistados, prata, ouro, pedras preciosas e tudo mais.
3 - que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões.
Alexandre explicou:

1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Eclesiastes 8:8  Ninguém pode dominar o vento, nem segurá-lo. Assim também ninguém pode evitar a morte, nem deixá-la para outro dia. Nós temos de enfrentar essa batalha, e não há jeito de escapar. (NTLH)

Como disse Salomão todos teremos que enfrentar esta batalha, mas você precisa saber que embora tenha que ir para esta batalha, você não precisa sair derrotado.
Existe sim uma maneira de vencer a morte, e esta vitória está em Jesus Cristo.

Cristo venceu a morte.
1 Coríntios 15:54-55  Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa!” “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (NTLH)

2 Timóteo 1:9-10   que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,  e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

Romanos 5:17  É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo. (NTLH)

Talvez você esteja se perguntando como foi que Jesus venceu  a morte? E como eu posso também vence-la?
Quero te contar uma parábola sobre uma tribo de índios do interior do Brasil e o rio da morte.

Conta-se que um missionário descobriu uma tribo de índios numa área remota da floresta. Eles moravam perto de um grande rio. A tribo era amigável e carecia de atenção médica.
Uma doença contagiosa estava devastando a tribo e pessoas morriam diariamente. Havia um posto médico localizado numa outra parte da floresta e o missionário percebeu que a única esperança para a tribo era se deslocarem até este posto para tratamentos e vacinações.
Para chegar ao posto, porém, os índios teriam que atravessar um rio; uma façanha que eles não estavam dispostos a realizar.
Os índios acreditavam que o rio era habitado por maus espíritos. No entendimento deles, entrar na água seria morte certa.
O missionário se dedicou à tarefa difícil de convencê-los a entrarem no rio.
Ele explicou como ele havia atravessado o rio e chegou tranquilo. Os índios não acreditaram.
Ele levou o povo ao rio e colocou sua mão na água. As pessoas ainda não acreditaram nele.
Ele andou nas margens do rio e jogou água em seu rosto. As pessoas olharam atentas, mas ainda hesitaram.
Finalmente, ele virou e mergulhou na água. Ele nadou debaixo da superfície até que saiu do outro lado. Tendo provado que o poder do rio era uma farsa, o missionário socou o ar com punho triunfante.
Ele havia entrado na água e escapou. Os índios ficaram muito alegres e o seguiram para o outro lado do rio.

Jesus viu pessoas escravizadas pelo medo de um falso poder. Ele explicou que o rio da morte não era nada para se temer. As pessoas não acreditaram.
Ele tocou um menino e o chamou de volta à vida. Os seguidores ainda não foram persuadidos.
Ele sussurrou vida para o corpo de uma menina morta. As pessoas ainda continuaram céticas.
Ele deixou um homem morto passar quatro dias no túmulo e daí, o chamou para sair. Será que foi o suficiente? Aparentemente não.
Pois era necessário que Ele entrasse no rio, submergisse nas águas da morte, até que as pessoas acreditassem que a morte havia sido derrotada.
E depois que Ele fez isso,  Ele saiu do outro lado do rio da morte, provando ser o Vencedor, por isso podemos cantar ... e podemos celebrar.
E hoje é dia de segui-Lo, pois não a mais o que temer, Ele venceu a morte.

João 11:25  Então Jesus afirmou: —Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 5:24-25  Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.



Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: