sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

João 17 - Jesus o modelo de liderança

Podemos ver no capítulo 17 do Evangelho Segundo João, uma conversa entre Jesus e o Pai, onde Jesus da um relatório de como Ele liderou seu grupo e de fato aconteceu de mudanças em suas vidas.
A forma como Jesus liderava seu grupo se diferencia de qualquer outro líder que possamos conhecer em vários aspectos. Além da Sua paixão por Seu grupo e de uma visão clara do Seu objetivo e Sua missão, Ele alcançou muito mais do que qualquer outro líder, em qualquer tempo.
Ele não buscava somente seguidores, mas pessoas que pudessem ser moldas e que se tornassem capazes de guiar outros  ao caminho da verdade, e por isso Ele priorizou a formação de novos líderes, que foram inspirados e contagiados pelo exemplo de um homem completamente apaixonado por um propósito e uma visão. Por isso estudar João 17 nos dará uma ideia de como ser um líder melhor, de como imprimir em nosso grupo a mesma paixão e visão que Jesus conseguiu imprimir no seu grupo.

1-     Mostrou o caminho para seu grupo.
João 17:6a  Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste.

Mostrar o caminho é muito mais do que apenas indicar o caminho ou falar do caminho, é ir adiante do seu grupo, é estar o tempo todo junto com eles mostrando um caminho que você já percorreu e conhece bem.
Efésios 2:18  É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.
Hebreus 10:20  Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.

2-     Assumiu responsabilidade por cada membro do seu grupo.
João 17:6b Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem.

Ao assumir a posição de líder de fato é estar acima, mas não para ser glorificado, e sim para poder cuidar melhor do seu grupo, ter uma visão privilegiada, é assumir total responsabilidade pela segurança do seu grupo, e isso não pode ser negligenciado.
João 10:27-28  As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão.
João 6:37  Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim.

3-     Ensinou a Palavra de Deus ao seu grupo.
João 17:8  Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste.

O líder precisa conhecer bem a palavra de Deus para poder ensiná-la ao seu grupo. O seu grupo precisa ter certeza de que você fala com Deus e que recebe de Deus as instruções para guia-los, por isso um líder despreparado gera ovelhas inseguras.
João 6:68  Simão Pedro respondeu: — Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna!
1 Coríntios 11:23 Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão.
1 Tessalonicenses 1:5  Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade. Vocês sabem de que maneira nos comportamos no meio de vocês, para o próprio bem de vocês.

4-     Orou por seu grupo.
João 17:9  Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

Jesus orou várias vezes por seu grupo, e nós precisamos também fazer o mesmo, e não somente quando estamos reunidos, mas de forma particular precisamos deixar claro para Deus que nos importamos com aqueles que estão sob nossa responsabilidade.
Lucas 22:32  Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos.
João 14:16  Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.

5-     Protegeu o seu grupo.
João 17:12  Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem.

Devemos proteger o nosso grupo assim como Cristo protegeu seu grupo, além de não permitir o ataque de inimigos, Ele também supriu todas as suas necessidades.
João 10:11  — Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
1 Pedro 2:25  Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês.

6-     Deu um propósito para suas vidas, formando novos líderes.
João 17:18  Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.

É muito importante que um líder esteja preocupado com o crescimento individual de cada pessoa do seu grupo, uma ovelha deve crescer até o ponto de poder gerar outras ovelhas.
Mateus 28:18-19  Então Jesus chegou perto deles e disse: — Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
João 15:16  Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.
Efésios 4:12-13  Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.

7-     Falou palavras que transmitiam alegria para seu grupo.
João 17:13  E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria.

A palavra de um líder deve ser temperada, e temperada significa que equilibrada, tem sal, mas também tem açúcar.
Efésios 4:29  Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
Romanos 14:17  Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.
Colossenses 2:2  Eu trabalho para que o coração deles se encha de coragem e eles sejam unidos em amor e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Esse segredo é Cristo,

8-     Santificou-se para que o grupo fosse santificado também.
João 17:19  E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

Buscar a santificação não apenas visando a sua vida, mas para poder transmitir graça para aqueles que estão a sua volta, sabendo que todo o grupo olha para o líder, você é o exemplo, o modelo a ser seguido.
Eclesiastes 9:8  Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.
Tito 2:7-8 Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando.  Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito.
Filipenses 4:9  Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês.
2 Timóteo 2:10  e por isso eu suporto tudo com paciência por amor ao povo escolhido de Deus. Faço isso para que eles possam ganhar a salvação que está em Cristo Jesus e que traz a glória eterna.

9-     Transmitiu o Seu Caráter ao grupo.
João 17:22  A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um.

Jesus conseguiu não apenas ter seguidores, mas Ele conseguiu fazer com que aqueles que faziam parte do seu grupo se tornassem iguais a Ele.
1 Coríntios 11:1  Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Hebreus 13:7  Lembrem-se dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.

10-  Uniu-se ao grupo.
João 17:23  Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.

Jesus tornou-se igual a qualquer outro membro do seu grupo e não o maior, tanto que para os soldados saber quem Ele era, Judas teve que indica-Lo. Ele nunca demonstrou superioridade ou soberba, comeu onde os outros comeram, dormiu onde os outros dormiram.
Filipenses 2:5-8 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha:  Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.  Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano,  ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz.
Gálatas 3:28  Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus.
1 Pedro 5:3 Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho.

11-  Desejou ardentemente que todos do grupo alcancem a glória.
João 17:24  Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Um líder não pode perder a visão da sua missão, ele tem obrigação de levar o seu grupo até o melhor lugar.
Lucas 22:28-30  —Vocês têm estado sempre comigo nos meus sofrimentos.  Por isso, assim como o meu Pai me deu o direito de governar, eu também dou o mesmo direito a vocês.  Vocês vão comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel
João 14:3  E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.

12-  Plantou a semente do amor de Deus nos corações de seus liderados (apaixonados por Jesus).
João 17:26  Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

Um bom líder deve ser amado pelo seu grupo, Jesus queria que o seu grupo tivesse o mesmo amor que Deus tinha por Ele.

1 João 4:19  Nós amamos porque ele nos amou primeiro.


@@@@@ NÃO TEM ARQUIVO DE ÁUDIO PARA ESTE ESTUDO @@@@@


Nenhum comentário: