sábado, 28 de fevereiro de 2015

Como tratar o seu cônjuge

Salmos 103:8-10 O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. (NVI)

Deus sempre nos trata com muito amor, justiça e respeito, mesmo quando erramos Deus nunca se esquece da aliança de amor que temos com Ele.
Porque então não podemos tratar o nosso cônjuge da mesma forma que Deus nos trata?
Efésios 4:32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. (NVI)

Porque demonstramos mais respeito por um colega do que para o nosso cônjuge com quem temos uma aliança, e prometemos amar, respeitar e cuidar até que a morte nos separe?
Porque vemos hoje tanta falta de respeito dentro dos lares?

O homem e a mulher são diferentes em vários aspectos. No corpo, na força, na maneira de falar, no pensar, no agir e principalmente na forma de demonstrar os seus sentimentos.
É importante que o casal saiba reconhecer e respeitar estas diferenças, mais uma vez comparando a aliança que temos com Deus, Ele sabe que somos diferentes, e Ele respeita isso nos tratando com muito amor.
Salmos 103:13-14 O Senhor sente um amor bondoso e uma compreensão especial por quem O respeita e obedece. Ele é como um pai, que ama e compreende seus filhos. Pois Ele sabe bem como somos formados; sabe que não passamos de um punhado de pó. (VIVA)

O fato de a Bíblia dizer que: “Deus nos compreende” não quer dizer que Ele aceita os nossos erros de forma natural, mas sim que antes Dele pensar em nos mudar, Ele primeiro nos ama e respeita.
Romanos 2:4 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? (NVI)

A palavra “RESPEITO” tem sua origem na palavra “RESPECTU” do latim que significa “olhar outra vez”.
Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito, algo que merece a devida atenção. 
Por isso respeitar o seu cônjuge é dar valor a ele, é reconhecer suas capacidades e limitações, é compreender os seus sentimentos, é algo que deveríamos fazer sem esforço por quem amamos.
1 Coríntios 13:4-7 O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será real para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa. (VIVA)

Quando a comunicação diária de um casal é feita sem o devido respeito é certo que tudo vai acabar mal, e infelizmente muitos se colocam contrário à vontade de Deus, optando pelo divórcio ao invés de apender a tratar o seu cônjuge com respeito.
Provérbios 17:1 É melhor comer pão seco e viver em paz do que comer filé diariamente numa casa onde só existe briga e discussão.(VIVA)

Como podemos então resolver as questões diárias do nosso lar tratando o nosso cônjuge sempre com o muito respeito?
Na Bíblia o Senhor Deus nos deixou vários mandamentos (e não conselhos) para corrigirmos a falta de respeito dentro do nosso lar.

1-  Eu preciso ser mudado antes de pensar em mudar o meu cônjuge.
Efésios 4:31 Deixem de ser mesquinhos, irritados e mal-humorados. As contendas, as palavras ásperas e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês.(VIVA)
Efésios 4:31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. (NVI)

2-  Eu preciso aprender a ouvir com paciência antes de dar respostas, e ouvir sempre com atenção.
Provérbios 18:13 Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.(NTLH)
Tiago 1:19 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,(NVI)
Provérbios 17:27 Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.(NTLH)

3-  Eu preciso retirar as palavras torpes (palavrões) da minha boca.
Efésios 4:29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. (NVI)
Efésios 5:3-4 "Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês." Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. (NTLH)

4-  Eu preciso aprender a aceitar as nossas diferenças e colocar o amor antes do meu interesse.
Gênesis 1:27 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher. (NTLH)
Filipenses 2:4 Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo.(VIVA)
1 Coríntios 10:24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.(NTLH)
1 Pedro 3:7 Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês. (NTLH)

5-  Eu preciso evitar as brigas e até mesmo fugir delas, mesmo quando acho que tenho razão.
2 Timóteo 2:23  Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. (NTLH)
2 Timóteo 2:24  O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente. (NTLH)
Provérbios 20:3 Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios. (NTLH)
1 Coríntios 6:7 Só a existência de tais demandas já é uma verdadeira derrota para vocês como cristãos. Por que não receber simplesmente a ofensa, e deixá-la por isso mesmo? Seria muitíssimo mais honroso para o Senhor que vocês sofressem o prejuízo.(VIVA)
Provérbios 17:14  O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore.(NTLH)

6-  Eu preciso amar incondicionalmente, pois foi isso que prometi diante de Deus. (Eu prometo te amar na alegria ou na tristeza...).
Efésios 5:25  Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. (NTLH)
Efésios 5:28  O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. (NTLH)
Efésios 5:32-33  Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido. (NTLH)

7-  Eu preciso reconhecer as qualidades do meu cônjuge e não somente os erros.
Provérbios 18:21 O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. (NTLH)
Colossenses 3:19 Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela. (NTLH)

8-  Eu preciso aprender a corrigir com amor, pois estou corrigindo a minha própria carne.
Efésios 5:29 Ninguém odeia seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo,(VIVA)
2 Timóteo 2:25 Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,(NVI)
Colossenses 4:6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.(NVI)
Provérbios 10:21 As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte. (NTLH)

9-  Eu preciso aprender a valorizar a nossa união.
Gênesis 2:24  Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.(NTLH)
Eclesiastes 4:9-11 É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. "Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar?" (NTLH)

10-      Eu preciso falar diariamente para o meu cônjuge palavras de amor e carinho.
Cantares de Salomão  7:6 (marido) Como você é linda, minha querida! Como você me dá prazer! Como é agradável a sua presença!(NTLH)
Cantares de Salomão  7:10 (esposa) Eu sou do meu amado, e o seu amor é por mim.(JFA-RA)
Cantares de Salomão  1:15 (marido) Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como os seus olhos brilham de amor!(NTLH)
Cantares de Salomão  1:16 (esposa) Como você é belo, meu querido! Como é encantador! A grama verde será a nossa cama; (NTLH)


@@@@@    NÃO TEM ARQUIVO DE ÁUDIO PARA ESTE ESTUDO   @@@@@@

Nenhum comentário: