domingo, 26 de abril de 2015

Betesda - Casa da Misericórdia Divina - Graça

João 5:1-11 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.] [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.] Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. (JFA-RA)
O lugar onde ficava o Tanque de Betesda era grande e espaçoso, com cinco terraços cobertos, mas era um lugar cheio de pessoas doentes e carentes da misericórdia de Deus.
De vez em quando Deus enviava o Seu anjo para agitar as águas, e somente uma pessoa era alcançada pela Graça de Deus.
Fico imaginado como aquele lugar era triste, depois que o anjo movia as águas do tanque e somente uma pessoa era curada. Acho que era uma grande frustração para os que não conseguiram chegar rapidamente ao tanque, talvez ficassem pensando: Quando será que o anjo vai voltar outra vez? Será que na próxima vez eu serei o primeiro a alcançar as águas?
Um homem paralítico, estava ali há 38 anos deitado em sua cama, embora estivesse no lugar certo, ele não tinha esperança de poder alcançar a água no momento certo.
Os homens chamavam aquele lugar de “Graça – misericórdia de Deus”, mas infelizmente, ela não era para todos.
Até que um dia Deus decide não enviar um anjo, mas sim, enviar o Seu Filho Jesus Cristo àquele lugar, e ai a Graça alcança aquele homem que estava sem esperança, há 38 anos jogado em sua cama.
E agora, a Graça de Deus, trazida por Jesus Cristo não era exclusiva apenas para um, Ela é para todos, a toda hora e todos os dias. Aleluia!
2 Timóteo 1:9-10 Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo.  Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. (NTLH)
Jesus Cristo, a Graça de Deus foi ao encontro daquele homem sem esperança, e hoje também vai ao seu encontro, não apenas para curar a paralisia das pernas, mas também para curar a paralisia da vida, as doenças da alma que nos fazem chorar, temer a morte, trazendo culpa e nos afastando da Graça de Deus.
Isaías 35:4 Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.”(NTLH)
Isaías 25:7-8 E ali ele acabará com a nuvem de tristeza e de choro que cobre todas as nações.  O SENHOR Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando. O SENHOR falou. (NTLH)
Ele veio para restaurar o Reino de Deus e devolver o que havíamos perdido quando o pecado entrou em nós.
Efésios 2:4-5 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. (NTLH)
Antes de Jesus Cristo morrer na cruz, assim como lá em Betesda, nós também tínhamos que esperar por Deus, mas agora Ele esta perto de nós, Ele veio para habitar em nós.
João 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.
Estávamos separados de Deus por causa dos nossos pecados, mas Jesus Cristo nos levou para perto de Deus a través do seu sangue derramado lá na cruz.
Ezequiel 34:12  Como um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça.
Os religiosos não viram o milagre diante dos seus olhos, viram somente um homem passar carregando a sua cama e quebrando as regras do sábado. Não seja hoje como eles, Deus esta aqui diante dos seus olhos fazendo milagres.
Salmos 34:5  Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
Efésios 1:18  Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo.
Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
O paralitico não sabia quem o havia curado, mas ele sabia que ficou deitado por 38 anos, e agora ele podia andar e podia então obedecer à ordem Daquele que o curou, e ele apenas obedeceu, pegou a sua cama, não se importou com o dia da semana e nem com as regras.
Naquele dia Jesus perguntou para aquele paralítico se ele queria ser curado, e ele respondeu: - Não posso não há ninguém que me carregue até as aguas. Mas se hoje você ouvir a mesma pergunta:
Queres ser curado? Você não poderá dizer como ele, pois Jesus que é a Agua da Vida vai até você.
Jesus está pronto para te carregar em Seus braços, até a presença de Deus.
Oséias 11:4 Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer.(NTLH)
Por isso, Jesus manda hoje, eu te perguntar também: - Queres ser curado?

Isaías 45:22  Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: