sábado, 25 de abril de 2015

Quanto vale a Aliança do seu Casamento?

É provável que você tenha um objeto guardado há muitos anos, para o qual você atribuí um grande valor sentimental ou familiar, porém para outra pessoa, ou até mesmo em uma loja, o mesmo objeto possa ser considero sem qualquer valor para venda. Por isso um juízo de valor é formado por um julgamento pessoal ou a um sistema de valores determinado.
Da mesma forma o que para você pode ser considerado sem valor, para outro pode ser a matéria prima para a construção de uma obra de arte que será exposta em uma grande galeria.
Por isso antes de você poder responder a pergunta: “Quanto vale a aliança do seu casamento?” Será preciso primeiro estabelecer que ponto de vista você usará para fazer esta análise.
1-    O seu ponto de vista isolado, levando em conta somente o que é direito seu.
2-    O ponto de vista do seu cônjuge.
3-    O ponto de vista da sociedade (o mundo).
4-    O ponto de vista dos seus amigos.
5-    O ponto de vista das tradições da sua família.
6-    O ponto de vista das leis do país.
7-    O ponto de vista de Deus (a Bíblia).
Como você pode ver existem vários pontos de vista para que uma pessoa comum avalie “Quanto vale a aliança do seu casamento”, mas quero te lembrar de que você não é uma pessoa comum, você é um crente, que morreu para um modo de vida velho e agora vive segundo a vontade de Deus.
Romanos 12:2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. (NTLH)
Portanto o único ponto de vista que você “um crente” deve usar para responder a pergunta inicial, é “o ponto de vista de Deus”, expresso na Sua Palavra, “a Bíblia”.
Porem se você desejar ser realmente um servo obediente será necessário esquecer os outros pontos de vista.
1-    O que você está sentindo ou sofrendo.
2-    O que o outro fez ou deixou de fazer.
3-    O que todo o mundo faz. (e infelizmente, inclusive dentro de algumas igrejas)
4-    O que os seus amigos vão dizer.
5-    O que sua família está te cobrando.
6-    O que você tem direito pelas leis do país.
Obedecer à palavra de Deus nem sempre é fácil, e para qualquer pessoa deste mundo será loucura, mas para um crente de verdade, é uma questão de vida ou morte, pois não podemos ser hipócritas.
Marcos 7:6-9 Jesus respondeu: —Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus. ” E continuou: —Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. E Jesus terminou, dizendo: —Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. (NTLH)
Atos 5:29  Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
Uma vez que você escolheu olhar para a Aliança do seu Casamento do ponto de vista de Deus, então veja qual o valor que Ele dá para a sua Aliança de Casamento, através da Bíblia que é a Sua Palavra:
1-    Deus valoriza muito a “Aliança do casamento seu casamento”
Hebreus 13:4 Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério. (NTLH)
2-    Deus inspirou o apóstolo Paulo ao escrever para os irmãos de Éfeso, quando ele comparou a Aliança do casamento entre um homem e uma mulher, na mesma condição da Aliança que Jesus Cristo tem para com a Sua igreja.
Efésios 5:24-27 Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido. Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. (NTLH)
Efésios 5:32-33 Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido. (NTLH)
3-    Para Deus uma Aliança de casamento é indissolúvel, Ele não muda a Sua Aliança, ainda que você venha a falhar com Ele, Ele não quebra a Sua Palavra.
Salmos 89:33-34 Porém não deixarei de amar a Davi, mas cumprirei a promessa que lhe fiz. Não quebrarei a aliança que fiz com ele, nem deixarei de cumprir nenhuma das minhas promessas. (NTLH)
Assim também a Aliança de Jesus Cristo para com a Sua igreja nunca será quebrada, trocada ou violada, pois Ele sempre permanece fiel.
2 Timóteo 2:13 Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.
Portanto Deus quer que você também cumpra a sua Aliança de casamento até a morte.
Gênesis 2:24 É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. (NTLH)
Gênesis 5:2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. (RA)
Malaquias 2:13-16 Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.(NVI)
4-    Jesus Cristo, quando foi questionado pelos fariseus, na questão do divórcio, não caiu na armadilha deles. Ele disse que era preciso ler o que Deus havia ordenado lá no princípio, e que até mesmo a permissão concedida por Moisés, só foi feita por causa dos erros cometidos por eles e pela dureza de seus corações. Jesus termina dizendo que o que vale é o que Deus já havia estabelecido lá no princípio, que a Aliança do casamento é indissolúvel.
Mateus 19:3-9Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] (JFA-RA)
Alguns têm usado o verso 9 como uma permissão para o divórcio, porém é preciso ler com atenção. Jesus usa 1 vez a palavra “infidelidade” e duas vezes a palavra adultério. Por que Ele não usou 3 vezes a palavra adultério? Porque Ele estava tratando de um caso particular para os judeus, onde no noivado já se assumia um compromisso de casamento e então somente neste caso quanto existia uma relação ilícita (no original grego “porneia”) no inglês traduzido como fornicação, era permitido ao noivo/a traído/a casar-se de fato outra vez.
Todavia quando Jesus continua falando do novo casamento Ele usa duas vezes o termo adultério (no original grego “moicheia”), palavras diferentes significam coisas diferentes.
5-   Para Deus, o marido e a esposa devem buscar meios para cumprir os votos feitos no dia da Aliança do casamento. Mesmo quando estes votos foram feitos sem a Sua permissão, Deus quer que honremos todos os votos proferidos na Sua presença. (2 Sm 21:1-6 e Js 9:1-27)
Uma vez casados, para Deus estamos ligados até a morte, em um único corpo. (Gn 2:24). 
Quando temos um dedo infeccionado, não cortamos a nossa própria mão, sem antes tentar todo tipo de tratamento possível, mesmo que esteja doendo muito, que o dedo esteja preto e com pus, buscamos todos os meios possíveis para tratar a infecção, pois seria inadmissível cortar a mão sem buscar  um tratamento.
Deuteronômio 23:21-23 Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir. Mas se você não fizer o voto, de nada será culpado. Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, ao seu Deus. (NVI)
Filipenses 2:4-5 Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo. A atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo, (VIVA)
6-    Se mesmo assim diante de tudo o que já foi exposto à separação for algo inevitável, a Palavra de Deus dá instruções bem claras de como deverá se portar aqueles que se separaram.
1 Coríntios 7:10-11 Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. (NVI)
 Lucas 16:18 "Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada do seu marido estará cometendo adultério". (NVI)
É importante nos dias de hoje deixar claro, o valor que Deus dá para a Aliança do casamento, e o quanto ela é preciosa aos Seus Olhos. Portanto ao quebrar, ou violar a Aliança do seu casamento você estará indo contra os mandamentos de Deus e pecando. (1Co 7:10-11 e Lc 16:18)
Sei que em nosso meio existem alguns casais que se divorciaram, e hoje vivem um segundo casamento, é importante que vocês saibam que Deus odeia o pecado (Ml 2:16), mas ama o pecador. Não pretendemos colocar vocês debaixo de condenação.
1 João 2:1 Meus filhinhos, estou lhes dizendo isto a fim de que vocês fiquem longe do pecado. Mas se vocês pecarem, existe alguém para rogar por vocês diante do Pai. O nome dele é Jesus Cristo, Aquele que é tudo quanto é bom e que agrada completamente a Deus. (VIVA).
Para que você possa seguir a sua vida livre de condenação, você precisa reconhecer que ao se divorciar e que também ao se casar de novo você pecou, mas não existe pecado que Jesus não possa perdoar.
1 João 1:9 Mas se confessarmos os nossos pecados a Ele, podemos confiar que Ele nos perdoa e nos purifica de todo erro. E é perfeitamente correto Deus fazer isto por nós porque Cristo morreu para levar os nossos pecados. (VIVA)
Não estamos aqui incentivando ou liberando o novo casamento, já expomos anteriormente o ponto de vista de Deus sobre este assunto, porém não podemos colocar debaixo de acusação àqueles que já buscaram o perdão de Deus.
Salmos 32:5 Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (NTLH)
Todos devem ser fiéis e lutar pela preservação da aliança do seu casamento, estando sempre atentos as armadilhas e mentiras que são colocadas sutilmente por amigos, parentes, colegas de trabalho, e até mesmo dentro de algumas igrejas. Lembre-se: “Deus odeia o divórcio” (Ml 2:16).
Colossenses 2:8 Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse. (VIVA)
Muitos têm afirmado que o amor é o principal vínculo para que o casamento continue, e se a pessoa não “sente” mais amor pelo outro não deve permanecer casada. Essa, porém, não é a verdade da palavra de Deus, a Bíblia. O amor Bíblico não é um mero sentimento, mas uma ação em favor de outra pessoa. Se fosse meramente um sentimento, seria muito complicado cumprir a ordem de Jesus de amar o inimigo, (Lc_6:27) pois é improvável que alguém sinta amor por alguém que lhe fez o mal. É por esta razão que não encontramos na Bíblia um mandamento para nos casarmos com quem amamos, mas encontramos a ordem para amar aquele ou aquela com quem nos casamos.

Comunidade Caminho da Paz – Pr. Wanderlei Pacheco - Encontro de Casais - Abril/2015

Nenhum comentário: